Clareamento Dentário – Dúvidas e Mitos

Não é segredo para quem já acompanha o blog que eu sou Dentista por profissão, e atuo à 6 anos na área em Uberlândia. Fiz especialização em dentística, que é a área que atua com estética odontológica. Nunca quis fazer um post sobre o tema aqui no blog, porque não queria que parecesse que estou fazendo uma auto publicidade (hehe).

Mas tenho recebido algumas dúvidas sobre tratamento odontológico por email, especialmente no que diz respeito à clareamentos, então resolvi fazer um post para contar um pouco mais sobre esse tratamento tão legal que é super procurado por noivas.

Vamos fazer em um perfil perguntas e respostas, para que as dúvidas sejam o mais esclarecedoras possíveis.

O que é?

Clareamento dental é um processo no qual manchas do esmalte e da dentina são clareadas. 

Clareamento_Dental

O tratamento é seguro ?

Sim. Estudos clínicos mostram que o branqueamento com peróxido de hidrogênio ou carbamida com a supervisão de um dentista é seguro para os dentes e a gengiva.

Quais são as técnicas mais utilizadas?

O clareamento pode ser realizado no consultório, a laser, ou em casa, em técnica supervisionada com moldeiras.

Quanto maior a sua concentração do gel utilizado, mais rápido será o clareamento. Concentrações acima de 20% só podem ser feitas em consultório. O gel nessas concentrações queima as mucosas e necessita cuidados especiais. 

Em consultório meu gel de opção é o Peróxido de Hidrogênio à 37%. As sessões duram cerca de 40 minutos, e em geral são necessárias 2 à 3 sessões para chegar à um resultado satisfatório (com intervalo de 1 semana entre elas).

clareamento

No clareamento caseiro minha opção é pelo gel também de peróxido de hidrogênio, só que dessa vez em concentração de 9,5%. O gel é utilizado diariamente, por 60 à 90 minutos. Jamais dormir com a moldeira. O tratamento dura de 3 à 4 semanas, e nesse meio tempo o paciente volta 2 à 3 vezes para que eu possa acompanhar o clareamento.

images

Qual técnica de clareamento é mais eficaz?

Não existem tratamentos mais ou menos eficazes. Na verdade todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, e este altera a cor do dente.

Quanto tempo leva para clarear?

O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente. Na média, com o clareamento realizado no consultório, o resultado pode ser obtido em apenas uma ou duas sessões de 1 hora. Com o clareamento doméstico o resultado aparece gradativamente  usando-se o produto confortavelmente em casa. Normalmente em torno de 15 a 20 dias o resultado desejado é alcançado.

Os dentes clareiam por igual?

Em geral, sim. É possível que a porção incisal (ponta dos dentes) branqueie mais rapidamente do que as áreas próximas da gengiva. Em alguns pacientes, o dente clareado ganha uma aparência opaca. Esse quadro é revertido para um dente de aparência mais natural depois de algumas semanas. 

Existem efeitos colaterais?
Para a maioria das pessoas, não. No entanto, alguns sentem algum tipo de sensibilidade temporária (temperaturas altas ou baixas, discreta ou aguda). A sensibilidade diminui gradativamente após o término do tratamento e nunca deixa qualquer efeito residual. Para evitar esse desconforto, o tempo de uso da moldeira pode ser diminuído, pode-se utilizar o dessensibilizante com flúor, com a ajuda de uma moldeira, no período em que se está fazendo o clareamento ou pode-se escovar os dentes com pasta para dentes sensíveis. 

Podemos prognosticar o resultado ?
Em geral, manchas superficiais são removidas facilmente. As manchas mais profundas causadas por tetraciclina, fluorose e trauma pulpar podem ser beneficiadas com o condicionamento. O resultado é subjetivo. Cada paciente responde ao tratamento de forma diferente. Não é possível prever ou afirmar quantos tons o dente vai clarear. Depende da resposta biológica de cada um.

Por quanto tempo o clareamento dura ?
Depende do paciente. Recomenda-se manutenções periódicas regulares. Sem essa manutenção os dentes irão gradativamente escurecendo pelo mesmo motivo que escureceram inicialmente.

Porque os dentes escurecem ?

Há várias causas para a mudança de cor do dente. A mais comum é o consumo de bebidas (café, chá, vinho tinto etc.) e alimentos (beterraba, balas etc.) altamente pigmentados. O consumo de antibióticos durante a infância, idade, cigarro e trauma também podem contribuir com o escurecimento.

O agente clareador pode causar câncer?

O maior de todos os mitos é o fato dos peróxidos serem potencializadores de tumores. Na verdade são, porém em concentração acima de 50%. Utilizamos no máximo 37% e sem contato nenhum com tecidos moles ou mucosas. Não há relatos de problemas sistêmicos associados a tratamentos clareadores. (Saúde News Journal)

As restaurações (obturações), coroas, blocos, também mudarão de cor?

Não. Se as restaurações estiverem localizadas na região do sorriso, elas precisarão ser trocadas após duas a quatro semanas após o clareamento. Há exceções. Se a faceta for translúcida e estiver recobrindo um dente amarelo, e este for clareado, a aparência da faceta também ficará mais clara. Mas, o material em si não muda de cor.

Há alguma coisa que o paciente possa fazer para evitar a sensibilidade ?

Sim. No consultório quando estamos fazendo o planejamento do clareamento eu troco a pasta de dentes e escova do paciente, e também receito o bochecho de flúor, que começará 1 semana antes de iniciar o procedimento clareador. Em casos mais extremos, fazemos sessões de dessensibilizante no consultório. É ideal também que diminua o consumo de bebidas e comidas muito ácidas, que propiciem a sensibilidade.

Quanto tempo antes do casamento devo procurar um dentista para fazer avaliação e iniciar um tratamento?

O ideal é que seja 6 meses antes do casamento, pois assim dará tempo caso seja necessário fazer outros tipos de procedimentos, como restaurações, facetas, transformações dentais, e também o clareamento bem feito. 

 

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: