Dicas para a Lista de Presentes

De todas as coisas difíceis de fazer na preparação do casamento, essa foi uma das que mais me tirou o sono. Sim, achei mesmo muito difícil fazer a lista de presentes. Claro que não é uma missão impossível, tudo que a gente ganhar é bem vindo, já que estamos começando a vida, certo? Mas tem jeito de facilitar a tarefa, e fazê-la de maneira mais acertada. Como sei que a gente só aprende errando, vou deixar aqui os meus erros e impressões para vocês, quem sabe ajuda a pelo menos começar!

Então pelo começo, façam uma lista à mão (ou no computador) dos eletrodomésticos que vocês vão precisar. Coloque tudo, de geladeira à batedeira, tudo que vocês não tem e gostariam de ter em casa. Pensem no espaço da cozinha, e onde poderão guardar tudo o que querem (se terão espaço realmente, senão é mais um problema depois, onde guardar). Pensem também nas cores da cozinha, e nas cores que vocês querem os eletrodoméstico. Se os grandes serão de inox, não é legal que os pequenos sejam brancos. Se os detalhes da cozinha são vermelhos, opte pelos eletrodomésticos que sigam esse mesmo perfil. Definam as cores: inox e preto, inox e vermelho, branco e preto. Lembrem-se que os eletrodomésticos de inox ainda são um pouco mais caros que os demais, levem isso em consideração já que no mínimo o trio geladeira, fogão e microondas seguirão o mesmo perfil. Definido, passemos para a próxima fase.

Meça em sua cozinha os espaços disponíveis para a geladeira, o fogão, o microondas, e anote tudo na lista que você fez com os itens principais. Meça altura x largura x profundidade, tudo será importante no final. Eu queria um fogão maior, por exemplo, mas dentre os de 5 bocas disponíveis, somente o de 1 forno e das marcas brastemp e consul cabiam no espaço que eu tinha disponível. Um filtro por exemplo, não cabia no meu apartamento. A partir dessa informação tínhamos que adaptar o filtro à outros lugares: na porta da geladeira ou um filtro comum na torneira da pia. Tudo isso tem que ser pensado antes de começar a lista. Lembre-se também da voltagem da casa. Se tem tomadas das duas voltagens, que tipo de eletrodoméstico será de uma e de outra. Deixe tudo anotado.

Escolha duas lojas no máximo para fazer suas listas. Digo isso porque minhas listas foram pra 5 diferentes lojas, algumas delas com o mesmo perfil (como magazine luiza, ponto frio e fast shop). O que acontece quando escolhemos várias lojas? Não temos um montante de presentes grande em nenhuma delas, além de aumentarmos consideravelmente o número de presentes repetidos, já que na essência a lista é exatamente a mesma! É importante também, porque caso você não ganhe coisas grandes e imprescindíveis, como geladeira, televisão, tendo uma única lista vocês terão um montante de presentes suficientemente grande para trocar as coisas menores por uma grande. Então minha opinião é esta: escolha somente uma loja grande de eletrodomésticos e mais uma de artigos de decoração (como a Camicado e Francói). Caso seus pais e sogros morem em cidades diferentes e peçam que vocês façam listas nas cidades também, é importante que vocês façam, já que muitos convidados serão de lá. Porém optem por lojas com artigos de decoração e utensílios domésticos, como faqueiros, jogos de panelas, aparelhos de jantar, peças de centro, bomboniers, petisqueiras, baixelas e afins. Esses vocês precisarão de mais de um, e artigos de decoração são sempre infinitos para casa. Quanto mais vocês têm, mais irão querer. Portanto eles podem ser trocados futuramente por porta retratos, almofadas, vasos, além de coisas de dia a dia como tábua de passar roupa, varal, lixeiras e outras coisas que vocês vão precisar e muito, mas que não devem colocar na lista de presentes (já que ninguém daria mesmo).

Vou dar algumas dicas de eletrodomésticos que no dia a dia serviram para mim, mas é claro que nesse momento vem a crítica de que as pessoas não são iguais, e suas necessidades são igualmente diferentes, portando filtrem o que for importante para vocês, e acrescentem o que querem e precisam e que não está por aqui. ATENÇÃO: NÃO É PUBLIPOST!

Cafeteira Nescafé Dolce Gusto: além de lindinha, ela é uma mão na roda para recém casadas que nunca acertam no café, ou para casais que não gostam de café, mas que acabam recebendo sempre visitas, não é mesmo? Essa da foto é a que tenho em casa, a versão Piccolo. Ela é ótima, e ficou ainda melhor com a sua atualização, a Dolce Gusto Gênio, que vem com dosagem de água, facilitando ainda mais nossas vidas. (Em tempo: recebi o contato de uma leitora falando que comprou a Dolce Gusto Gênio e teve problemas, e foi novinha para a autorizada. Segundo ela as novas estão vindo com problemas na saída de água. Eu tenho a Piccolo como disse, e nunca tive nenhum problema. Tenho amigos que também tem a Gênio e adoram. Mas vale a pena dar uma olhadinha nos feedbacks de quem tem a máquina antes de comprá-la.)
foto_1_krups_nescafe_dolce_gusto_piccose_print

O eletrodoméstico preferido do marido foi uma surpresa. O mixer que vem com mini multiprocessador e fuê não para quieto aqui em casa, e é requisitado para picar cebolas bem pequenas até bater massas leves de bolo. É muito bom, e muito prático, economizando o uso dos eletromésticos maiores para coisas pequenas. (A mesma leitora que falou da dolce gusto deu também uma dica do novo modelo de mixer da Cousinart, que vem com um disco de corte. Segundo ela a potência do mixer é alta pro disco, o que acaba queimando o aparelho – o dela queimou no segundo uso e acabou virando um crédito de troca. Como disse, o meu não teve nenhum problema, mas é o modelo antigo. Vale ficar de olho nesses detalhes para não entrar em fria!)

366775SZ

Esse já apareceu por aqui não é mesmo? A airfryer é maravilhosa para quem gosta de frituras mas quer se manter um pouquinho mais saudável. Além de não fazer sujeira na cozinha, ele permite que nós também possamos ficar com as visitas enquanto a comida fica pronta sozinha. Para quem ainda não acredita pode acompanhar o post que fiz mostrando como fiz um torresmo (e deu super certo!). A minha é da Ford, igualzinha essa da foto, e nunca me deu um trabalhinho sequer, eu indico!

3518356_1_A

Tenho muitas amigas que tem e não usam, tenho outras que quase dormem abraçadas com as suas. Não é unanimidade mas eu AMO a minha panela de arroz, e acho maravilhosa para as donas de casa que, como eu, sempre erravam a mão nessa hora. Eu raríssimas vezes fazia um arroz soltinho, gostoso e com rapa, e com a minha panela é bem mais simples, fica sempre perfeito. Além do fato de facilitar horrores quando vem visita, dá pra fazer bastante arroz, e é só colocar na panela, apertar o botão e ser feliz organizando as outras coisa. A minha é essa da foto, e eu adoro porque ela tem a opção de refogar antes de cozinhar, então eu frito o temperinho, alho, cebola, coloco o arroz e só depois coloco para cozinhar. Dá um toque super caseiro. E dá pra fazer outras coisinhas também, as a que eu mais faço é sopinha. A parte interna da panela se solta e pode ser levada à mesa (mais uma facilidade).7118856_2GG

Fazendo a lista de presentes eu queria uma batedeira planetária, da Arno. Acho ela lindíssima, meio futurista, e a vermelhinha dela é simplesmente demais. Mas entrou a dificuldade: uma batedeira de R$599,00 não é tão facinha assim de ser ganhada. Então fui pesquisando algumas outras batedeiras também boas, com preço melhor. A que mais me encantou foi essa, também da Arno, chamada Elipse. Ela não custava nem metade do preço da planetária e tinha ótimas recomendações no site. Pedi, ganhei, e amo! Ela faz tudo o que eu preciso, bate massas super pesadas, e faz uma movimentação oscilatória bem legal. Nunca me deixou na mão, é pequena, fácil de limpar e de guardar.batedeira-arno-elipse-turbo-5-velocidades-300w-tigela-3l-14703-MLB3428439893_112012-F

Essa cafeteira foi uma briga aqui em casa, já que eu queria, o Luiz não. Amamos café, mas ele acha que cafeteiras são objetos sem função, que acabam virando trambolho em casa. Mas eu morri de amores por ela, e acabei convencendo de colocar na lista. E qual foi nossa surpresa quando adoramos a danada. Ela é pequena, mas da pra fazer bastante café, tem um visual meio retrô, e uma função maravilhosa: a de programar o café. Eu coloco o horário que ela deve fazer o café, o filtro e o pó, e acordo de manhãzinha com o cheirinho de café passando. Vale à pena para os cafémaníacos (e também para os que gostam de economizar um tempinho a mais na cama!).cafeteira-eletrica-36-xicaras-de-50mloster-4401-200680900

Panela Wok Tramontina: tá bom gente, eu sei que isso não é eletrodoméstico, mas não podia deixar de colocá-la aqui para lembrá-las de como ela é multiuso. Aqui em casa fazemos de peixada à risotto nela, é super prática de lavar depois, apesar de parecer grandona.  panela-wok

O liquidificador com copo de vidro era uma dúvida lá em casa, já que eu sou o ser humano mais desastrado da face da terra e tinha certeza que ele não duraria nem um mês. Mas escolhemos e foi uma decisão acertada. O copo de vidro impede que bactérias se acumulem ao longo do tempo e também que o cheio de um alimento fique e interfira em novas utilizações. Além disso esse liquidificador em específico tem a função de diminuir a frequência de batimento, como um dimmer, muito conhecido pelos adeptos dos shakes, função que também pode ser aproveitada para deixar molhos e pratos mais cremosos.liquidificador-oster-6826-01712-velocidades-jarra-de-vidro-021720500

O multiprocessador nós esquecemos de pedir (!!!!), mas graças a Deus ganhamos! É meu segundo liquidificador, multiprocessador e a função que mais utilizamos é a de espremedor de frutas. O suco de laranja é o preferido lá de casa, e o nosso multiprocessador nunca nos deixou na mão. Além de tudo, é pequeno e não ocupa muito espaço no armário, apesar de ter muitas peças.

multiprocessador-2-velocidades-475wphilco-multipro-all-in-one-023720000

Adoramos o pãozinho torrado pela manhã, por isso a indicação da torradeira. Quanto menorzinha melhor, e faz a maior diferença quando você vai receber uma visita de surpresa pela manhã, ou quando você mesmo está com preguicinha de buscar o pão fresquinho. Pra mim é super útil porque pãozinho torrado com café a minha melhor forma de começar o dia.torradeira de pao arno 1

O segundo eletrodoméstico preferido do marido é o aspirador de pó! Ele usa pra tudo! As vezes até me irrita, porque uma coisinha que da pra fazer com vassoura lá vai ele com o aspirador. Mas a sorte é que é super pequenininho e prático, mas super eficiente. Usamos para o sofá, cortinas e até para o chão, quando fica todo empoeirado.aspirador-de-po-electrolux-mobi-mbl10-photo15954049-12-11-18

Quanto aos eletrodomésticos maiores, a geladeira. O espaço aqui de casa era ínfimo, e eu ainda queria colocar uma geladeira que fosse duplex e inox. Era quase uma missão impossível quando descobrimos essa mini geladeira da Consul. A princípio achei que ela seria pequena, mas foi perfeita! O congelador é enorme, e cabe coisas para um mês inteiro (o que só é atrapalhado quando o marido decide colocar uma caixa de cerveja para gelar!). É super funcional e super fácil de limpar, então eu indico para quem assim como eu queria uma geladeira bonitinha, mas que não tem muito espaço em casa.CRM33

Confesso que na minha casa nunca teve depurador de ar, e eu mal sabia da função que o danado tinha. Mas li algumas referências, e como minha cozinha é basicamente um corredor ligado à lavanderia decidi que seria uma boa opção pelo menos tentar conter o cheiro de comida nas roupas. E gostei bastante do resultado. Não daria para cozinhar com tranquilidade na minha mini cozinha sem ele.depurador-de-ar-electrolux-inox-60cm-3-velocidadesde60x-011281000

Meu fogão é o queridinho da minha cozinha e eu amei desde a primeira vez que o vi. A princípio queria um fogão com dois fornos. Fiquei encantada pelo visual, design. Mas li que era meio disfuncional, que era pequeno para coisas grandes, e o preço era bem maior também. Desisti definitivamente na medida, os 12 cm a mais que o de 2 fornos tinha fariam com que ele não coubesse no espaço disponível. E acabei escolhendo e ganhando esse que é lindo, com detalhes laranjas (como os detalhes da minha cozinha) e atende à todas as minhas necessidades.fogão-5-bocas-brastemp-1

A BENDITA lavadora de louça foi uma novela. Não ganhamos de casamento, porque eu não coloquei na lista – não caberia na cozinha. Mas foi o primeiro eletrodoméstico que foi para a minha lista feita a mão. Não à toa, eu sou uma dona de casa que vive na correria do dia-a-dia, entre trabalho, estudo e blog, e tudo que pudesse facilitar meu dia era bem vindo. Mas a lavadora precisa de uma entrada e uma saída de água, e nós não queríamos mexer com obra na cozinha, e perder uma porta do armário para colocá-lo também seria prejuízo. Então não pedimos. Com meses de casamento descobrimos uma ‘pequena gambiarra’ que nos deu a lavadora de louças: colocamos uma prateleira de madeira sobre a máquina de lavar (que tem abertura frontal) e aproveitamos a entrada e saída da água da lavadora de roupas. Funcionou super bem pra gente. Minha lavanderia é colada na cozinha, sem separação, então não ficou nem ‘estranho’. Ela não gasta muita água e pode juntar várias louças para então usá-la. Tem um grande porém: o sabão é especial e o preço bem salgado. Mas a organização da cozinha… não tem preço!155792

A maquina de lavar era uma das coisas que eu queria a muito tempo. A lava e seca era meu sonho de casa nova, uma facilidade enorme para quem não tem espaço para varal e um gosto pessoal, já que além de super prática ela é linda. Diferente da cozinha, nossa lavanderia é branquinha, o que inclui máquina de lavar, tanque e a lavadora de louça infiltrada. Isso porque a diferença de preço nesses eletrodomésticos eram gritantes comparados ao inox: 40% mais baratos. A lava e seca da samsung branquinha é linda, e não deixa nada a desejar para a de inox (até porque tem os detalhes nesse tom). A nossa é a EcoBubble 8 kilos, e dá super bem pra tudo aqui em casa, lavamos até edredom. Se puder dar uma dica é aqui: invista! lava-e-seca-samsung-wd106uhsawq-10kgeco-bubble-e-diamond-drum-5-programas-de-lavagem-202972800

Ganhamos o ar condicionado e a ideia inicial era colocar no nosso quarto. Ai veio uma coisa com a qual não contávamos: no nosso prédio é proibida a colocação de qualquer peça que altere o visual do prédio, sendo assim o motor não poderia ficar para fora. Passamos o ar condicionado para a sala, o motor na sacada e um friozinho suiço sempre que ligamos. Como meu apartamento é pequenino, ligamos na sala, fechamos todas as portas menos a do nosso quarto, e fica super fresquinho lá também. Tem 12 mil Bttus e atende muito bem.
111974078SZ

A solução para o quarto foi o climatizador de ar da Consul, que ganhamos de um casal de padrinhos. Foi nossa salvação nesse período que ficou super quente e seco. Funciona muito bem, e como eu sou friorenta, quando o Luiz decide ligar eu corro pra debaixo do edredom. Também umidifica o ar, que fica fresquinho.84b77a3dad23c17e4540471c51ce8e95Tenho mais algumas dicas para ajudar, e também a minha lista que vou digitalizar para quem quiser tirar uma ideia. No mais, já dá para começar hoje. Pega o papel, a caneta e mãos à obra!

Comments
One Response to “Dicas para a Lista de Presentes”
  1. Isabella disse:

    Adorei as dicas, Nara!! Quais lojas você indica para lista de casamento?

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: