Bem casados: Histórias e Tendências

Os bem casados ( ou casadinhos para os mais íntimos) são bem populares em Portugal e com a colonização chegaram ao Brasil, dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando, assim, a união e o compromisso, duas metades que juntas constituem um só.

O bem-casado ganhou várias formas e recheios conforme foi se espalhando pelo mundo. Em Portugal, o doce se apresenta com uma camada de ovos moles no meio, mania lusitana, e ainda é presente no estado do Rio de Janeiro onde a influência portuguesa é bem expressiva. Em  Minas Gerais predomina o doce de leite claro ou o escuro. Não importando a forma ou o recheio, não há casamento bom que você não receba um bem casado depois.

É importante o bem-casado ser fresquinho, macio, molhadinho, ah, e  não ter gosto de ovo.

Receita-de-Bem-casado-Tradicional--300x224

A embalagem é fundamental, desafio você noivinha a gostar de só uma, nessa hora a indecisão impera! Temos que lembrar que é necessário combinar com as cores ou tema da decoração. Dos mais tradicionais aos mais modernos, as opções são muitas:

b-Meu-Dia-D-Casamento-Mirella-Fotos-Lacerda-Estúdio-38 bem-casados-noivas-noivos-casamento-bem-nascido_n__bem-casados Olenka-Brownies-4Olenka-Brownies-6 bemcasado13

Outras opções para os mais católicos, ou mais exotéricos, são os bem casados com medalhinhas ou tercinhos:

bem-casados-mdf bem-casado-olho-grego P6110012

Expostos na saída de casamento ou em lindas caixinhas nas mesas os bem casados são uma ótima lembrança. As caixinhas podem ser personalizadas com mensagens, o emblema dos noivos ou uma caricatura:

download (13) bem-casado-embalagem-14images (15) download (13) bem-casado-embalagem-14

Vale ressaltar que os bem casadas são descendentes indiretos do multicentenário Alfajor árabe, com uma aparência que lembra muito o Macarons um bolinho recheado francês. Por isso os mais inovadores tendem a modernizar, seja na embalagem como também no recheio desse mimo, seguem abaixo o de frutas vermelhas e o bem casado de brownie.

bemsonhado-frutasdobosque-bemcasado-junho2014-namorados 75906_540465909360653_462696786_n

DICAS: A quantidade ideal de bem casados, são 1,5 por pessoa (por convidado), afinal sempre tem alguém que leva a mais, e não podemos correr o risco de deixar alguém sem.

Bem-casados congelados duram por 6 meses (eu salvei alguns do meu casamento e congelei para comer quando voltasse de lua de mel, assim, é comível, mas não é a mesma coisa).

Sejam eles, bem casados, bem nascidos, bem vividos, etc, que todas as comemorações sejam doces!

Sem título

E agora para as mais corajosas, segue a receita:

Massa:

·         5 ovos (claras e gemas separadas)

·         6 colheres (sopa) de açúcar

·         1 colher (sopa) de fermento em pó

·         6 colheres (sopa) de farinha de trigo

·         Manteiga para untar

 

Recheio:

·         1 lata de leite condensado

·         2 gemas

·         1 colher (sopa) de margarina

·         3 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo

Massa:  Em uma batedeira bata as gemas, junte o açúcar e bata até que fique bem claro. Peneire juntos o fermento   a farinha de trigo e misture delicadamente ao creme, e em seguida as claras batidas em neve. Coloque em uma fôrma untada e polvilhada. Leve ao forno médio (180º). Ligue o forno na hora de colocar a massa.  Asse por cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Corte com cortador próprio e recheie unindo dois a dois.

Recheio: Em uma panela junte o leite condensado, as gemas, margarina e o suco de limão. Misture bem e leve ao fogo baixo mexendo sempre, até obter consistência cremosa (mais ou menos 10 minutos). Deixe esfriar.
Depois de recheados, passe pelo açúcar fino e embrulhe.

bemsonhado-embalagensespeciais alternativas-bem-casados-620-02_9198636212971438254

 

Larissa Sarmento Macêdo.

 

Comments
5 Responses to “Bem casados: Histórias e Tendências”
  1. Francielly Almeida disse:

    Bom dia Nara!! Não sei se é esse o e-mail certo, mas como não encontrei outro, preciso de uma dica sua!! Vi que sua amiga se casou esse mês e o buffet dela foi o Esdrash! Ele foi o melhor custo benefício que encontrei mas não conheço nenhuma noiva que pudesse me dar detalhes do durante o evento, você poderia me passar o contato dela ou perguntar se ele foi uma boa opção? Muito obrigadaa, Francielly Date: Thu, 3 Jul 2014 09:01:04 +0000 To: fran_engcivil@hotmail.com

    • Nara Macêdo disse:

      Oi Francielly, ,já passei seu recadinho para a Marina e ela virá aqui te responder tudo que tiver dúvida ok?
      Obrigada por visitar o blog e por deixar seu recadinho!
      Abraços, com carinho,
      Nara

    • Marina disse:

      Oi Francielly, tudo bem?
      Eu contratei o Esdrash para meu casamento, e o preço dele foi bem mais baixo do que dos outros. Fiquei bem desconfiada na época, tão desconfiada que fui em 4 eventos que ele fez antes de fechar o contrato. A cada evento que ia me tranquilizava mais. Em todos os eventos a comida foi reposta durante a noite toda. Mesmo quando o jantar estava sendo servido a mesa de frioa ainda estava cheia, e se eles notassem que mesmo durante o jantar a mesa de frios ainda estava sendo consumida, eles continuavam repondo. Adorei a apresentação deles também, os pratos são decorados e muito bem feitos, a louça deles é muito bonita. E eles trabalham com muita fartura
      Só tenho elogios a eles. E o Esdrash é muito acessível, é muito tranquilo trabalhar com ele. Fala com ele e pergunta se você poderia ir em algum evento que ele vai fazer, que você quer conhecer o trabalho dele, ele é super tranquilo.
      Me adiciona no facebook que podemos conversar melhor, meu nome é Marina Honori.
      Espero ter ajudado.
      Beijos

  2. isaura rose nascimento disse:

    ola boa noite adorei o blog,aqui em minha cidade usa muito o doce de leite para os bem casados mais recentemente me falaram que agora e cafona usar este recheio gostaria de saber se e verdade obrigada

    • Nara Macêdo disse:

      Oi Isaura, bom dia! Obrigada por visitar o blog e deixar sua dúvida.
      O doce de leite continua super em alta, especialmente os caseiros. Além de uma delícia, é o preferido dos convidados.
      Abraços,
      Nara

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: