Nem tudo são flores – Parte 2

E a saga continua!

Depois de contar para vocês alguns imprevistos que mostrei ontem, hoje quero contar mais sobre os detalhes da festa que não ficaram como esperado. Quero falar aqui somente de coisas ‘físicas’ que não deram certo, porque algumas coisas fogem mesmo do que queremos, mas está mais relacionado com o que esperamos da postura das pessoas, do que de uma coisa que foi combinada, acertada e acordada.

Enquanto fazia as fotos com os padrinhos (antes mesmo de pararem para arrumar meu cabelo), percebi que as lembrancinhas dos padrinhos estavam sendo entregues sem as tags com os nomes que tinha feito na véspera e tinha dado um trabalhão para recortar e escrever um por um “Obrigada por fazer parte desse dia tão especial de nossas vidas! Com carinho, Nara e Luiz Fernando”. Era simples, mas simbólico. E servia também para que os que fossem receber estivessem identificados. Mas quando a cerimonial foi entregar o primeiro percebi que as etiquetas tinham sido arrancadas! Fiquei muito triste porque tinha visto a foto que a Elisangela (Madame Cake) tinha postado na madrugada, e nela mostrava que os bolinhos estavam com as etiquetas. Depois vi algumas fotos que o Danilo fez antes de entrarmos na festa e as etiquetas estavam lá nos bolinhos, montados na mesa de entrada. Na hora perguntei, mas ninguém soube me explicar o que tinha acontecido. Resumo da ópera, como não tinha nome, algumas pessoas que foram tirar fotos mas não eram nem os padrinhos nem pais/avós acabaram ganhando o bolinho (o que que você faz na hora? Fala não, esse não?) e alguns padrinhos ficaram sem lembrancinha. Situação no mínimo embaraçosa e difícil de explicar.

Bolinhos na mesa (conseguem ver as etiquetinhas brancas com dourado?)

Bolinhos na mesa (conseguem ver as etiquetinhas brancas com dourado?)

E aqui o bolinho que uma das madrinhas postou, sem nenhuma etiqueta!

E aqui o bolinho que uma das madrinhas postou, sem nenhuma etiqueta!

Aqui na mesa da Elisangela enquanto ela montava, com as etiquetas

Aqui na mesa da Elisangela enquanto ela montava, com as etiquetas

Vocês vão pensar que é só um detalhe, mas acabou criando toda uma situação na família, porque fulano ganhou e siclano não, que o outro que não tinha nada a ver com a história ganhou. Isso porque fiz 5 bolinhos a mais (a esperança era que sobrasse para os noivos, mas não deu nem para os que tinham que receber de verdade!).

Continuando falando de doces, passemos para a mesa de bolo e doces. Esse detalhe graças a Deus eu tive a sorte de não ver na hora que cheguei, só mais para o meio da festa. Mas foi um dos detalhes que me deixou chateada por ter deixado a minha sogra muito magoada. Ganhei dela os doces, e ela com todo carinho foi se organizando por todo um ano, comprando lindas forminhas de flor, que todos nós que nos envolvemos nesse universo de casamento sabemos o quanto são caras. Ela é super detalhistas, então comprou todas num perfil nude, cada uma em um modelo e uma mais linda que a outra. Na hora de montarem a mesa de doces porém abstraíram esse detalhe, deixaram as forminhas de lado e colocaram os bombons na mesa em FORMINHAS DE BRIGADEIRO. De certo acharam que ninguém ia perceber, ou não ia fazer diferença, mas ficou gritante lá no meio da mesa as forminhas destoando do ambiente, e algumas pessoas próximas (sogra, tias, avó, irmã) comentaram comigo depois que repararam no dia, mas não quiseram me mostrar para que eu não ficasse chateada!

Danilo Cascão (2214) Danilo Cascão (2215)

E por falar em docinhos, alguns deles foram esquecidos na geladeira (as galícias, que tem que ficar o menor tempo possível no ambiente para não derreterem), e foi também a minha sogra  quem percebeu e pediu pelos doces. Por causa disso a mesa foi reposta duas vezes (para vocês terem uma ideia de quantos docinhos estavam guardados!).

Outro detalhe que me deixou extremamente chateada na festa foram as luzes do salão estarem acessas. Lembram que contei aqui um pouquinho sobre iluminação decorativa? Então, até hoje não sei bem o que aconteceu, se no dia alguma coisa não deu certo, não recebi maiores detalhes, mas as luzes do salão estavam completamente acessas, e a festa ficou aquela festa clara ( o que eu particularmente acho muito ruim, porque gosto do ambiente à meia luz para pista de dança).

E já que estamos falando de decoração, e os lustres que ficaram apagados durante toda a festa? Até agora não entendi porque estavam pendurados se não eram para serem acessos. O único que funcionava era o da mesa de bolo, os outros dois eram só adereço.

Danilo Cascão (1682) Danilo Cascão (1715)

Danilo Cascão (1812)

E nessa última foto, vocês repararam em outro detalhe? As VELAS TAMBÉM NÃO FORAM ACESSAS!!!! Não sei se porque o salão já estava claro demais (!!!!), ou se era por economia (!!!!!!), mas nenhuma das velas do salão foram acessas, o que me deixou doída de raiva! Não justifica ter velas se forem para ficar apagadas!

Danilo Cascão (1696) Danilo Cascão (1704) Danilo Cascão (1718)

Isso porque estou contando para vocês os detalhes que foram tão gritantes à ponto de outras pessoas terem percebido e me perguntado depois o que poderia ter acontecido. Eu até hoje não sei! Não sei quem tirou as etiquetas, não sei porque as forminhas não foram corretamente colocadas, ou os docinhos. Menos ainda consigo explicar os lustres e as velas. Mas é preciso abstrair esses detalhes, e foi por isso que resolvi de verdade escrever esse post. Acho que por mais competente que seja seu cerimonial, por mais idôneo e bem indicado que seja o fornecedor que você contratou, pode ser justamente no dia do seu que alguma coisa dê errado, não saia como esperado ou como você sonhou.

É preciso sim minimizar os riscos e estar rodeada de profissionais confiáveis, mas é preciso também fazer tudo até a véspera e entregar tudo nas mãos dos responsáveis e esquecer! Esquecer especialmente do dinheiro que gastou para estar com a festa pronta. Esquecer de se cobrar detalhes e se deixar entregar para a festa, para os convidados, e especialmente para o seu agora marido! Curtam a festa juntos, sejam a atração, aproveitem esse momento em que vocês são o centro das atenções e deixem o coração leve: o que podia ser feito já foi! Agora é só sorrir e aproveitar cada minutinho, até porque gostando ou não passará rápido e só deixará saudade!

Comments
20 Responses to “Nem tudo são flores – Parte 2”
  1. Mariana disse:

    Acho que o grande culpado de tudo isso ter acontecido é o cerimonial. Assim como você coloca nomes de fornecedores que lhe agradaram, na minha opinião também deve divulgar nomes desses fornecedores que você jamais indicaria, em razão da experiência nada agradável que teve. Sou noiva e gostaria muito de saber quem não devo contratar.. Na hora de repassarem os orçamentos tudo é lindo, as espectativas são ótimas, mas depois infelizmente algumas coisas não saem como esperado.. Afinal, esse é um blog de DICAS para as noivas de experiências boas ou não.

    Obrigada

    • Nara Macêdo disse:

      Oi Mariana, bom dia!
      Obrigada por fazer parte do blog e por deixar seu comentário, ele com certeza é de grande valia para nós.
      O post que você espera virá, mas com quem eu indico com certeza, e que valeu à pena. Não tive um fornecedor que jamais indicaria, e também não acho que a culpa seja só do cerimonial. Acho que muita coisa foi culpa do decorador, outras do cerimonial, outras do cabeleireiro que me arrumou no dia do casamento, mas não acho que seja de uma única pessoa. Por isso não falei que não indicaria de maneira nenhuma, ou que a culpa foi de alguém, até porque até hoje me pergunto se os fornecedores enxergaram essas falhas, já que somente a cerimonial me procurou para pedir o feedback e perguntar o que tinha ficado à desejar – e fui sincera com ela como estou sendo aqui. A verdade é que meu casamento teve ‘muito cacique para pouco índio’, todo mundo queria mandar mais que os outros, o que fugiu também das mãos da cerimonial.
      A intenção do post não é denegrir a imagem de nenhum fornecedor, ou não indicá-lo, mas citar falhas que aconteceram no meu, como já vi acontecer em outros casamentos, para que as noivas possam se sentir preparadas para imprevistos.
      Abraços,
      Nara

  2. Nossa estou nos preparativos finais do meu casamento lendo esses relatos Nara dá até um frio na barriga,sou muito detalhista só resta torcer pra ter sorte no grande dia!!!

  3. Leo disse:

    Narinha… fique tranquila! No meu muuuuita coisa saiu fora do combinado, mas a festa nunca perde seu brilho… A Keylha quase morre no dia, mas ficou tranquila após o feedBack dos convidados no outro dia… É incrível como os erros mais grotescos se dão pela falta de atenção da equipe de cerimonial. Sua festa foi linda!!! Bjos!!!

  4. Fer disse:

    Nossa, Nara, que coisa chata!
    Incrível que a gente paga uma fortuna, escolhe a dedo pra passar por isso.
    Infelizmente os contratos não beneficiam a gente no caso de algo sair fora do combinado.
    Os contratos que assinamos parece que visa só o lado do fornecedor, isso está errado. Tem que ser mudado o mais rápido possível.
    Porque é facil ne você gastar o que tem e o que não tem pra realizar seu sonho e o fornecedor não se dedicar nem um pouco em fazer a sua parte. Achando que vai passar batido, que a gente casa só uma vez também.
    Temos que falar sim quem são pra que pelo menos se esforcem mais com as próximas noivas.

  5. Ana disse:

    Adoro o seu blog! Usei muito ele para planejar o meu casamento.
    É bastante complicado essas coisas….no dia do meu casamento eu estava tão feliz que nem reparei em nada….depois que eu voltei da lua de mel que fui saber das coisas que haviam acontecido.
    Uma doceira de Uberlândia, a qual contratei para fazer os meus doces, fez uma sacanagem daquelas comigo. Quem foi ver foi a minha decoradora na hora da montagem da mesa(porque a doceira havia prometido no contrato que montaria a mesa, mas na hora , por eventos pessoais, simplesmente desistiu de montar a minha mesa) que os bem casados estavam mofados. Ela simplesmente não atendeu o telefone, não deu nenhum suporte, NADA…..ou seja…..fiquei com quase 700 reais em prejuízo de bem casados.
    Não sei se falar o nome da doceira aqui vai adiantar…..mas as vezes o barato sai caro….eu me arrependo muito e sempre que eu lembro disso me da vontade de chorar…..

  6. Fernanda Assunção disse:

    oi Nara.
    nossa, hoje pela manhã li seu comentário..e agora acabei de tomar um “banho de água gelada”.
    estou há 18 dias do meu casamento, e em outubro comprei as chinelas personalizadas no mesmo lugar que vc comprou. já te sigo desde maio de 2013. rsrs.
    até aí foi tudo bem, paguei o frete, escolhi a arte. Fiz as etiquetinhas de colocar nas chinelas, fiz os saquinhos de organza..esta tudo pronto..só esperandoo.
    acredita que hoje quando digitei Vip Chinelos só saiu um site de reclamações http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=59266&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22

    e todas as noivas DESESPERADAS pois a empresa não responde mais..sumiu…e não entrega as chinelas..

    estou em prantos aqui na frente do computador..

    não sei o que fazer..nem a quem recorrer…

    me ajude em algo por favor..vc tem algum telefone de lá, que talvez vc tenha ligado?
    eu só tenho o e-mail.
    o site na internet esta expirado.

    abraços Nara.
    obrigada por ser nosso apoio.

    • Fer disse:

      Sério?
      Meu casamento é em setembro, mas quando comprei disse que seria em dezembro.
      Então chegaram tudo certinho e já estão lá em casa.
      Será que eles fizeram isso mesmo? Calma, que pode dar certo.

  7. Taciara Gonçalves disse:

    Gente também fiz encomenda com os chinelos! Estou bem tranquila porque meu casamento será só em Outubro e eles iriam entregar apenas 15 dias antes da data do casamento.
    Alguém tem alguma resposta sobre esse fornecedor??

  8. Taciara Gonçalves disse:

    Meninas olhando aqui na minha planilha a empresa que encomendei os chinelos é a Personaly Sandálias. Fiz a compra pelo site noivas coletiva. Mesmo assim estou com medo, depois que vi esse comentário. Entrei em contato com a empresa Personaly, vou aguardar até amanhã a resposta.

    • Elaine disse:

      Taciara Gonçalves também comprei na Personaly e tb aguardo contato.. meu casamento é em Agosto.. e estou com muito medo depois do que li.. no reclame aqui ja tem 1 reclamação!
      Aiii

      • Taciara Gonçalves disse:

        Olá Elaine,
        Você já realizou o pagamento do frete? Depois dos comentários que li aqui no blog estou conversando com o pessoal da personaly por email e pedi um contato por telefone. O telefone que eles me passaram só da desligado. Eles sempre me falam que é o numero certo e que eles não tem problema nenhum em relação a não entregar o material compro.
        Como seu casamento é em Agosto qualquer informação que você receber se puder me informar eu agradeço.
        Ahh e não encontrei nenhuma reclamação deles no site reclame aqui.

        Bjim

  9. Fernanda Assunção disse:

    pois é gente. não sei mais o que fazer. acho que não vou receber mesmo. hoje faltam apenas 17 dias, e empresa não entra em contato comigo. o que me deixou mais desesperada foi ver a quantidade de reclamações no site sobre essa mesma empresa. noivas que casaram sábado passado comentaram que não chegou nada. estou tão triste. não esperava passar por algo assim tão perto do dia do meu casamento =/
    espero que nenhuma de vocês passem por isso.
    Acho que a empresa deve ter falido, só pode. não consigo entender. =/

  10. Taciara Gonçalves disse:

    Fernanda você realizou a compra através do site noiva coletiva?…..Estou muito ansiosa para receber a resposta da personaly.
    Fico muito triste por ter acontecido isso com você Fernanda…..

    • Fernanda Assunção disse:

      Foi Taciara. E eu sempre fui receosa em comprar pela internet, mas pensei que pudesse confiar no site. =/ já entrei em contato com eles, e falei o quanto estou decepcionada, triste, sem chão. nem é só pelo dinheiro, que foi muito também, mas por saber que esta tão proximo, e que preparei tudo com tanto carinho para acabar assim. fiz embalagens de organza, fiz etiquetas..=/ é triste viu. mas com certeza é essa outra empresa não fará isso não. boa sorte meninas

  11. Fabiana Aquino disse:

    Este post me foi útil. Primeiro pelas forminhas, mas percebo q certo fornecedores querem levar vantagem em tudo, pode ser que algum profissional retirou as formas para revender, tudo é possível. Quanto a toda e qualquer compra em sites o primeiro passo é entrar em um site de reclamações e verificar qual o tipo de reclamação que aquele site de compras está recebendo. Eu indico o reclame aqui

  12. Deyse disse:

    Quem foi seu cerimonial ? Bem diz o ditado que é errando que se aprende, achei mto válido você colocar todas as informações do que deu errado, pra gente se atentar no nosso, poderia colocar post sempre do que deu errado pra facilitar os nossos acertos quando chegar nosso casamento. Parabéns pelo blog!

    • Nara Macêdo disse:

      Oi Deyse,
      Minha cerimonial foi a Débora Garcia, mas penso assim… Ninguém é 100% culpado ou isento de culpa, não acho mesmo que a culpada seja ela pelos erros. São fatalidades e estão sujeitas a acontecer com qualquer um. Aliás, este era o intuito do post, para que a gente se apegue menos a detalhes e curta bastante o momento! heheh
      Obrigada pelo carinho comigo e com o blog, e pode deixar, vou pedir para as noivinhas o que deu errado para elas também!
      Abraços,
      Nara

  13. Kamila disse:

    Oi Nara! Tudo bem? Eu sei q esse post está um pouco antigo mas é que estou numa busca louca por cerimonialista e acabei vindo parar aqui. Sigo seu blog antes mesmo de virar uma noivinha e adoro seus pontos de vista sobre os fornecedores.
    Mas eu tenho uma dúvida, teve um post que voce falou super bem da renata da bem casado cerimonial e eu achei q vc tivesse contratado ela, mas vendo no comentário de cima voce falou q sua cerimonial foi a debora garcia. Aconteceu alguma coisa para que voce mudasse de ideia? Voce mudou de opiniao sobre a renata ou só gostou mais da debora?
    beijo e parabens pelo blog

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: