Ensaio Fotográfico – Dicas

Como vocês sabem, a tentativa do blog é ajudar cada vez mais a vocês, noivinhas, e a medida que vou passando pelas situações logo penso: e se eu soubesse disso antes, teria sido tão mais fácil, teria resolvido tão mais tranquilamente, teria sido mais divertido… Enfim! Então quando percebo que estou numa dessas situações que mereciam dicas (e que eu não sabia antes), já penso logo em fazer um post para vocês!

O ensaio fotográfico me rendeu vários “devia ter levado isso”…. Para que vocês não cometam os mesmos erros, ficam algumas dicas:

– Organize TUDO que você vai precisar no dia anterior. Se tem que passar passe, se tem que costurar costure. Não deixe nada, nem um mínimo detalhe, por mais simples que ele pareça, para o dia seguinte (menos ainda deixe para comprar aquela blusa que ficou faltando no dia!);

-Faça seus protocolos de beleza (unha, depilação, hidratação) um dia ou dois antes da sessão de fotos. Deixei para fazer a unha da mão no dia, e borrou inteira com as coisas que tinha que organizar;

-Não se irrite com o que não deu tempo (como a camisa que ficou sem passar, ou os balões que não deu tempo de encher). Nada paga o momento que você vai viver, e ele não deve ser diminuído por briguinhas banais;

– Organize que tipo de detalhes quer ter nas fotos, e converse com seu fotografo. Muita coisa ele tem, e disponibiliza. Outras vocês vão ter que comprar e levar. No nosso caso, o quadro, a moldura, as letrinhas de “Amor” e “Vida”, o guarda-sol de renda, eram do Danilo. A coroa de flores, a toalha xadrez, a cestinha de vime, as flores dentro dela, o espumante e as taças, fomos nós quem levamos.

-Caso queiram balões, várias lojas de festas vendem na cidade. Mas elas vendem o balão vazio. Então restam duas opções: ir até um dos quiosques do shopping e pagar para encher (ou ir até algumas pessoas que enchem terceirizado), ou comprar na única loja que eu conheço que já vende cheio: a Palhacinho, que fica na João Pessoa, em frente o fazendão. Eu comprei na Fantoche, paguei R$5,90 em cada um, mas não usei, porque deixei para última hora, e lá só vendia vazio.

-Se vão para algum lugar que tem estrutura (tomada, espelho), levem o secador, a escova, a prancha, e o que mais vocês utilizam para arrumar o cabelo. Principalmente se o ensaio for em espaço aberto e em dia de sol! Eu derreti, e junto comigo, meu cabelo, que depois da coroa de flores não queria mais me obedecer, e ficava onde ele achava que seria interessante. Toda hora pensava “que burra, porque não trouxe meu secador!”.

-Se não tiver estrutura leve uma escova de cabelo e um espelho. Eles sozinhos já ajudam deeeemais;

-Leve detalhes de maquiagem: Batom (óbvio), pó, base e lencinhos para tirar o brilho e umidade do rosto.

– Levem detalhes de costura (sei que nunca esperariam, mas um botão da minha camisa caiu enquanto me vestia, e tive que trocar por outra porque não tinha levado agulha e linha!), e detalhes de cabelo, como grampos. Durante as fotos, minha coroa e flores foi cedendo com o calor e o movimento. Nesse momento consegui achar um grampo, e foi o que a prendeu por mais tempo na minha cabeça.

– Não deixem de usar: protetor solar no rosto e corpo, repelente! Nós todos sofremos muito com mosquitos,e o sol me marcou da primeira roupa. Não abram mão desses dois itens!

-Evite saltos muito altos e desconfortáveis. Usei com uma das roupas, e sempre ficava para trás, andando à lá Valdirene, para chegar até o outro lado onde faríamos as fotos.

Danilo Cascão (918)

– Levem coisas para comer e beber. Coisas que vocês gostem. Se o seu noivo gosta de tomar uma cerveja, leve uma bem gelada para dar no momento do lanche. Com certeza ele vai adorar e se sentir renovado para mais fotos. Leve água também!

– Valorize e confie nos profissionais que você contratou. Tudo flui muito melhor quando deixamos tudo nas mãos deles, e só seguimos o que nos pedem para fazer! Converse sobre suas expectativas (um tipo de foto que gostaria de ter) e deixe acontecer. Eles farão de tudo (tudo mesmo ) para ter as mais lindas imagens!

Danilo Cascão (1060) Danilo Cascão (1062)

– Não leve um milhão de trocas de roupa. O que mais nos atrasou foi isso. Entre uma troca e outra lá iam 20 minutos entre detalhes, batom, cabelo, sandália. Procure por roupas mais simples e atemporais. Lembrem-se que esse ensaio poderá ser visto pelos seus netos, daqui a mais ou menos 30 anos! Nós usamos uma roupa no ensaio de estúdio, e levamos outras 3 para as externas.

Danilo Cascão (102)

Danilo Cascão (280) Danilo Cascão (490) Danilo Cascão (970)

– Para quem assim como eu pensa em levar seu bichinho de estimação: você conhece bem o seu bichinho? Sabe como ele reage nas mais diversas situações? Ele te obedece bem? Então pode levá-lo. Tirar fotos com cachorro, gato, papagaio, periquito, é extremamente imprevisível, e você tem que conscientizar que assim como ele vai deixar muitas fotos maravilhosas, ele vai passar na frente de outras 38980 que não eram para ele participar,  vai correr pelos cantos e te deixar preocupada de pra onde ele foi, vai beber água e molhar toda a cara naquele momento daquela foto maravilhosa que vocês tinham planejado, vai cheirar um formigueiro e sair desesperado chorando (te deixando também desesperada) e você terá que parar as fotos para socorrê-lo. É sempre uma delicia, era uma coisa que não abríamos mão de jeito nenhum, mas mesmo o Juca sendo um anjo em forma de cachorro, deu trabalho (mas também fez fotos lindas!).

Danilo Cascão (358) Danilo Cascão (395) Danilo Cascão (482) Danilo Cascão (484) Danilo Cascão (476)

Danilo Cascão (850)

Comments
9 Responses to “Ensaio Fotográfico – Dicas”
  1. Aline disse:

    Adorei as dicassssss!

  2. Kayenne disse:

    Oi Nara, tudo bem?!
    Adorei as fotos e as dicas!Tudo bem bonito, natural e bom de ver…
    Eu queria tirar uma dúvida: com quanto tempo você acha que a gente deve contratar os fotógrafos antes do casamento?

    Bejos

  3. Kayenne disse:

    Oi Nara, tudo bem?!
    Tá ótimo acompanhar suas dicas, não só das fotos, mas dos outros detalhes também.
    Adorei as fotografias, tá tudo muito bonito, natural e bom de ver!
    Queria pedir outra dica: com quanto tempo cê acha que seria bom fechar com os fotógrafos?

    Beijos!!!

    • Nara Macêdo disse:

      Oi Kayenne, boa tarde…
      Em primeiro lugar muito obrigada pelos elogios e pelo carinho, muito bom receber o feedback de vocês.
      Quanto ao fotógrafo, acho que o prazo ideal é um ano, para que você possa escolher o profissional que mais te agrade. Os fotográfos estão cada vez mais adotando o perfil de somente um evento por noite, sendo assim ficam com a agenda cheia com mais facilidade. Estive conversando com o Danilo por exemplo e ele praticamente não tem data para 2014.
      Obrigada pela sua dúvida, e continue deixando outras ok?
      Abraços,
      Nara

  4. Renatta disse:

    Oi Nara!! Suas fotos ficaram lindas! Amei!! Onde vc comprou a corou a de flores?

  5. Luana disse:

    Estou bem ansiosa com o meu grande dia que será em Setembro de 2014..e pensa nas fotos então..rsrsrs
    Nara onde você tirou suas fotos externas?? São tantas opções que nos oferecem, como você conseguiu se decidir aonde iria ser?
    Beijosss!!

  6. josy florista disse:

    Nara, linda perfeita as fotos…. ficou maravilhosas parabens … bjim….

  7. Tatiana disse:

    Nara,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo casamento! Só tenho a desejar muitas felicidades ao casal!
    Embora seu casamento já tenha acontecido, e eu não tenha acompanhado as postagens em “tempo real”, aqui estou. E estou encantada! As suas dicas são muito úteis, são dicas reais, e você escreve com uma leveza que nos acalma.
    Meu casamento será em 2014 e, com certeza, você já está me ajudando nos preparativos!
    Um beijo grande,
    Saudades,
    Tatá (Guarani/MG)

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: