Como escolher as fotos pós casamento?

Bom Dia Pessoal!

Estou bem sumida daqui né? A dengue realmente me deu uma derrubada, ainda não estou 100%, e estou guardando repouso já que muitos ‘eventos’ estão por vir.

Mas em breve vocês terão váááárias atualizações! Para ir adiantando um pouquinho o que vem por aí, algumas novidades: meu chá bar será amanhã em Ituiutaba, e com certeza renderá um belo post contanto tudo para vocês; meus convites de casamento ficaram prontos,  e lindos, diga-se de passagem! Estou LOUCA para postar aqui, mas tenho que esperar começar a entregar para os convidados (tá certo que muitas vezes não respeito isso e posto aqui primeiro para vocês, como aconteceu no convite do Chá Bar!); meu Chá de Lingerie será dia 23 de novembro, e está tudo sendo organizado por mim, inclusive a parte (improvisada) de papelaria, e será tudo postado e disponibilizado aqui para vocês; e por último, mas não menos importante, minha sessão de fotos será dia 26 de novembro, e estamos muuuito ansiosos para ver como será, e com certeza contarei (e mostrarei) tudo aqui para vocês! Ufa! Novembro está tumultuado, começando com dengue, e terminando, se Deus quiser, com muita coisa boa!

Mas hoje vim escrever para vocês porque depois que postamos as fotos oficiais do casamento da minha amiga Ludmila, eu estive visitando mais o blog do fotógrafo Fernando Cândido, uma porque adorei o trabalho dele e outra porque sou noiva e não perco a oportunidade de ver um local com váááárias fotos de casamento (hehe). Em uma dessas visitas, vi um post dele que achei super interessante e trouxe para as noivinhas que já casaram, e estão passando por esse momento tão difícil que é de escolher as fotos (entre as milhares que são tiradas) que vão para o álbum!

O que ele diz:

Lembre-se:

Quando fotografo um casamento, tenho em mente contar a história daquele dia através das fotografias. Portanto a composição do álbum é de extrema importância na composição dessa narrativa visual. Acredito em álbuns de casamentos atemporais, com ar clássico e elegante, nada de “efeitos” exagerados e cores gritantes. Nada de “poluir” as páginas com dezenas de “fotinhas” para conseguir aproveitar mais fotos. A escolha das fotos, portanto é mais qualitativa do que quantitativa. A seleção deve ter uma lógica sequencial dos fatos, selecionando fotos de todos os momentos e pessoas importantes para o evento.

Teve ainda a opinião de uma das noivas que ele fotografou, que escolheu muito rapidamente as fotos que iriam para o álbum (40 dias para ser mais exata!):

Opinião da noiva:

Para nos ajudar na elaboração desse texto pedi a opinião da própria Raphaela, para entender melhor como foram os critérios adotados para fazer uma seleção rápida e tranquila.

Segundo ela, a seleção foi feita por etapas. Primeiro escolhendo todas as fotos que gostou de imediato e colocando-as numa pasta separada. Feito isso, veio a parte difícil, havia selecionado 380 fotos e precisava reduzir para 120.

“Priorizei as fotos com a minha família, com amigos e com meu noivo. Como nunca tínhamos feito fotos juntos procurei pegar todas as nossas, porque eu quero que o álbum seja um espelho da emoção e do amor que sentimos naquele dia. Daqui há 30 anos, quando olharmos para ele, queremos que essa emoção esteja presente.”

Para finalizar, o Fernando dá algumas dicas que servem para ajudar todo mundo nesse processo de escolha:

Receita do bolo, passos sugeridos para simplificar a vida dos noivos:

  • Primeiro de tudo: Estabeleça uma data limite para si mesma.
  • Coloque uma boa música para rodar, convidar o seu amor para tomar um vinho ou um chá e façam a seleção a dois, curtindo o momento. Com certeza será mais prazeroso.
  • Crie uma pasta nova e cole todas as fotos que gostar de imediato, independente da quantidade.
  • Defina a quantidade que deve selecionar para o álbum. Através do contrato ou de uma nova negociação com o fotógrafo para inclusão de novas páginas.
  • Após essa definição comece a seleção fina. Vá por eliminação, excluindo as repetidas, aquelas que o olhar não ficou tão bom, seu melhor perfil, enfim, até chegar nas essenciais.
  • Estabelecida essa seleção, sugiro a seguinte divisão:
    • 10 % para making of (noiva e noivo)
    • 30 % para cerimônia
    • 30 % para protocolos, como corte do bolo, brinde, padrinhos, mais decoração e detalhes.
    • 30% para fotos da festa e convidados, incluindo jogar o buquê.
Foto do blog do fotógrafo Fernando Cândido

Foto do blog do fotógrafo Fernando Cândido

Gostaram? Achei demais as dicas, porque sei que é um momento muito difícil escolher as fotos (tenho amigas que se casaram a mais de um ano e ainda não conseguiram nem começar a escolher!) e acho importante ter o álbum em mãos o quanto antes depois do casamento para poder mostrar para quem não pode ir ao casamento, e para ter em mãos essa linda recordação!

Comments
2 Responses to “Como escolher as fotos pós casamento?”
  1. Aline disse:

    Adorei as dicas Nara!! Vc está mesmo sumidinha, mas , desejo melhoras!!! Vc tem que estar vendendo saúde no dia do seu casório hehe..E imagino , o quanto vc deve estar ansiosa e enrolada , por isso te dou tb esse desconto de ter sumido do blog rs. Não vejo a hora de ver mais posts.. Estou sempre por aqui…pq vc está sempre me salvando rs..Bjos..

  2. Nath disse:

    Adorei a dica! Cheguei nessa “etapa” do casamento e realmente é dificil demais!!!
    Beijos Nara!

    Melhoras…
    Contagem regressiiiivaaaaaa pro casamento do ano! :

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: