Curso de Noivos

Quem aqui não ficou cheio de preconceito quando foi marcar o casamento religioso e recebeu a notícia “tem que passar pelo curso de noivos”. Ah, ok! E esse curso é de quanto tempo (uma tarde? uma manhã?)? Um final de semana (!!!) um sábado a tarde e um domingo de manhã de dedicação e imersão em conhecer a palavra de Deus e o que a Igreja propõe para o casamento! Puxa vida!!! Foi assim que eu me senti, com um longo suspiro de cansaço, e com aquela sensação de ‘mais uma obrigação para chegar até o casamento’.

O  meu curso de noivos aconteceu no último final de semana, dias 19 e 20 de outubro, na Paróquia São Paulo (já que a Nossa Senhora do Caminho, igreja na qual vou me casar, faz parte dessa comunidade), e eu fui com todo cansaço de quem trabalhou a manhã toda no sábado, e a animação de quem vai para uma aula chata! Mas ao entrar na igreja (foi onde tivemos o primeiro contato), meu coração já ficou mais leve e receptivo à tudo que iria ver, ouvir e viver ali naquele final de semana.

Ao subir para o salão, fomos recebidos ao som de “Eu quero ser para você” e muita alegria por parte da equipe da pastoral do Matrimônio. Mais até do que nós noivos, eles estavam dispostos e animados, contagiando rapidamente todo mundo. Recebemos os crachás (fofos) que nos nomeariam no final de semana: eu me tornei a Nara do Luiz, e o Luiz, o Luiz da Nara. E que mudança foi para mim ver fisicamente ali a representação do que seremos daqui em diante: um só! Recebemos ainda uma pasta, como nossos nomes, com papel e lápis caso quiséssemos anotar alguma coisa, e um livreto com orações e músicas que seriam usadas no final de semana.
1380081_563318233741166_81842024_n 1380755_563318757074447_2015313774_n SAMSUNG CSC SAMSUNG CSCO primeiro dia foi de palestras, interações e muito, muito aprendizado pessoal e em casal. Fomos induzidos a olhar mais profundamente para nós mesmo, para o outro, e para nossas relações. Fomos estimulados por dinâmicas a pensar e trabalhar como casal, e colocados em situações do dia-a-dia para entendermos hoje como reagir, pensar e entender a reação do outro. Eu, que pensei que seria apenas uma palestra religiosa fui verdadeiramente surpreendida por casais experientes que se dedicaram e dedicaram seus tempos para fazer de nós casais melhores.

No primeiro dia já cai no choro, quando em uma das palestras o casal colocou este vídeo, que já postei no facebook do blog para vocês há algum tempo atrás, que sempre vejo, e sempre me faz chorar:

Os temas? Cotidiano, conversas, sexualidade, métodos contraceptivos, dicas para cerimônia, regras da igreja, aspectos juridicos canônicos do casamento, entre outros, tudo isso envolvido por dinâmicas, água fresquinha, balas, bombons e lanches!

Foi de uma emoção e um crescimento pessoal INEXPLICÁVEL, e super válido nesse momento em que estamos tão tumultuados com o casamento, que paramos pouco para CONVERSAR com o parceiro sobre vida, sobre o olhar para o futuro, sobre filhos, idealizações, necessidades, expectativas e porque não, frustrações!

SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSCO curso de noivos encerrou no domingo às 11 horas da manhã, com uma missa feita e preparada especialmente para nós, cheia de surpresas e momentos de troca e crescimento com o querido Padre Júlio. Ao final fomos surpreendidos ainda com a iniciativa de abençoar nossas alianças, numa  nova troca e um momento de muito carinho e parceria entre os noivos. Foi bastante emocionante. Recebemos nossos certificados de finalização do curso de noivos e quando achamos que tinha acabado, a equipe separou os noivos das noivas, e pudemos conversar somente as mulheres, sobre casamento, dificuldades e bençãos. Depois de 10 minutinhos de conversa, os meninos entraram pela porta da igreja, tocando violão e cantando “Como é grande o meu amor por você”. Não sei se porque as emoções já estavam à flor da pele, se o momento foi realmente muito especial, mas era só olhar para os lados e ver a emoção nos olhinhos de cada uma de nós! Momento ÚNICO! Flor para as meninas, bombom para os meninos, e agora sim, cada casal para sua casa, com certeza melhores e mais abençoados que chegamos no sábado!SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC

PS: Tive a oportunidade de conhecer e conversar com alguns leitores do blog no curso de noivos. Fiquei MUITO emocionada com o reconhecimento (um pouquinho com vergonha também… hehe) e em poder por rostinhos nos nomes que sempre conversam comigo online! Fiquei muitooo feliz!

Comments
4 Responses to “Curso de Noivos”
  1. Aline disse:

    Adorei…tinha muitas dúvidas sobre esse curso… Essa igreja Sao Paulo é a do Sta Monica Nara?

  2. Anônimo disse:

    ola gostaria de saber onde fazer curso pra uma dança especial no casamento! vc sabe?? bjim Natalia Neves

    • Nara Macêdo disse:

      Oi Natalia, tudo bom?
      Então, foi um fornecedor que não procurei, mas colocarei sua dúvida no facebook do blog,quem sabe outra noivinha pode nos ajudar, não é?
      Obrigada pelo carinho em deixar seu comentário.
      Abraços,
      Nara

  3. João Cezário e Renilda disse:

    Foi uma surpresa e uma alegria, além de um Feed back muito importante para a Pastoral do Matrimonio e da Igreja…pois estamos no caminho certo…tenho certeza que as pessoas são cativadas pelo acolhimento.
    Obrigado, pelo reconhecimento.

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: