Casamento Civil

Gente, como o tempo passa rápido! Passa tão rápido, que mesmo eu sendo (tentando ser) muito organizada com as coisas do casamento, quase perdi a data de marcar meu casamento civil, acreditam? Isso porque precisamos, caso tenhamos nascido fora de Uberlândia, da certidão de nascimento atualizada com no máximo 6 meses. No comecinho do ano liguei pra uma tia que mora na cidadezinha em que eu nasci, e falei que precisaria que ela pegasse pra mim, só que teria que ser mais pra frente, que ligaria lembrando. Tá, passa tempo….. Em agosto lembrei que tinha que ligar para ela, mas só lembrei que tinha que ligar, não liguei(!!!). Em meados de setembro liguei totalmente afobada, falando que já estava atrasada, que tinha que marcar no inicio de outubro, e sabia que a certidão demorava um tempinho para sair. Coloquei minha tia doidinha tadinha, mas ela conseguiu. Faltavam 105 dias para o casamento no sábado, dia 12. A certidão ainda não tinha chegado. Na segunda, dia 14, minha tia mandou por sedex. Chegou na terça-feira, e na quarta-feira, dia 16, faltando exatos 100 dias, fomos ao cartório para marcar o casamento. Estava SUPER ansiosa porque queria minha data no mesmo dia do casamento religioso, pela manhã e por ser um sábado sabia que as datas acabavam rapidinho.

1375818_563318400407816_595909883_n

Peguei uma amiga que trabalha comigo, o Luiz um amigo que trabalha com ele, e lá fomos nós para o cartório. Chegamos, entramos na fila com todos os documentos (na verdade eu cheguei na fila e percebi que estava sem cnh, tive que correr em casa e buscar enquanto o Luiz me esperava):

– Documentos dos noivos (levamos a CNH);

– Certidões de Nascimento atualizadas;

– Xerox de comprovante de residencia.

Nossos amigos também levaram a CNH. Nessa fila a atendente confirma se estamos com todos os documentos e nos da uma senha, pra esperar a chamada pelo responsável pela habilitação de casamento.

Quando nos chamaram, a primeira coisa que perguntaram foi que data queríamos. Meu coração até disparou de medo dele dizer “me desculpe senhora, já não temos horários para este dia”. Para minha surpresa, e risada do Luiz, que falou que eu estava exagerando e que teriam váááárias vagas para o sábado, não tinha NENHUM casamento marcado para meu dia! Pude escolher o horário que eu queria: 10:10 horas do dia 25 de janeiro. Fiquei tão feliz que me embananei no resto todo! hahaha

Em seguida começa os protocolos oficiais: Regime escolhido – comunhão parcial de bens; Preenche ficha com os dados como profissão, endereço, data de nascimento, local de nascimento dos pais, nome completo dos pais; em seguida parte para os nomes/sobrenomes. É possível apenas acrescentar os sobrenomes um do outro, como uma leitora aqui do blog já tinha nos dito, você pode acrescentar algum sobrenome do noivo (não precisa ser o último, como já perguntaram por aqui), e o noivo caso queira também pode acrescentar algum dos seus sobrenomes.

Em seguida entram as testemunhas, que assinam atestando que não conhecem nenhum fato até o presente dia que os impeçam de casar. Por isso é obrigatório que sejam pessoas que conhecem vocês, eles não aceitam mais que seja qualquer pessoa que você peça lá no cartório. Os meninos assinaram, e nós assinamos os documentos em que constavam as alterações, a data escolhida e horário para o casamento, nos comprometendo a não atrasar, e pronto! Estava marcado, e agora é só esperar que chegue. Ficamos tão alegres que lá íamos embora sem pagar o casamento (hehe). Claro que isso não poderia passar, nos dirigiram até o caixa, e lá se foram os R$329,14 referentes ao casamento e aos papéis necessários para a documentação.249066_563318343741155_684265231_n

Eles nos deram as xerox das certidões de nascimento (que são necessárias para marcar o casamento religioso), e um papel para levar para a igreja, afirmando que marcamos o casamento civil, a data e horário do mesmo (a igreja católica não casa se o civil não for realizado previamente!).

E foi isso, agora é só esperar, nesse tempo que está passando tão rápido, que o dia 25 de janeiro chegue logo…

BALOES DE CORACAO

Comments
8 Responses to “Casamento Civil”
  1. Tulio Ottoni disse:

    Bom dia, Nara, que bom que deu tudo certo! Você saberia me dizer o horário de atendimento lá? Outra coisa, eles que te propõe os horários ou você determina o que quer? O meu será externo, então é aquela taxa maior, o pagamento tem que ser em dinheiro? Abraços

    • Nara Macêdo disse:

      Oi Tulio, tudo bem? Então, o cartório funciona das 8 as 17 horas, inclusive no horario de almoço (foi o horário que eu fui…).
      Quanto aos horários eles que já tem pre determinado, e ai você escolhe entre as opções que eles te dão.
      A taxa para cerimonia fora do cartório é realmente um pouco maior. O pagamento é feito à vista, pode ser dinheiro ou cheque de um dos noivos, mas não pode pre-datar e/ou parcelar.
      Obrigada por deixar sua dúvida, e por visitar o blog.
      Conte conosco para o que precisar.
      Abraços,
      Nara

  2. Taissa disse:

    Ola Nara,

    A pouco tempo pesquisando, pesquisando, pesquisandooooo.. achei seu blog e realmente tirou todas minhas duvidasssssss, e me dando varias ideias e importantisssimo as inicações de fornecedores. Estou amando seu blog, olho todos os dias.
    Estou tentando marcar o meu casorio para 2015.. rsrs ( longe néeee, mas desde já tudo que vejo coloco na minha pastinha de casamentos)..

    Passando pra desejar felicidades nesta escolha e muitas realizãções para Janeiro que acontece seu casamento.

    Bjim.. E manda mais e mais posts..

    • Nara Macêdo disse:

      Oi Taissa… que prazer é pra mim receber um comentário como o seu. Fico muito feliz que o blog esteja ajudando outras noivinhas que como eu não tinham onde pesquisar.
      Não pense que 2015 está longe. Passa absurdamente rápido, eu fiquei noiva em maio de 2012, achei que demoraria uma vida pra passar, mas ai estamos, há 3 meses do casamento…
      Pode deixar que pelo menos tentarei atualizar diariamente o blog e trazer sempre novidades pra vocês.
      Obrigada pelo comentario e pelo carinho. Conte comigo e com o blog pro que precisar…
      Abraços,
      Nara

  3. Nath disse:

    Nara, voce vai ver.. agora o tempo voa!!!
    Amanha ja é janeiro!!!

    Ebaaa!!!

  4. Melissa Lorena disse:

    Oi, Nara! Tudo bem?
    Vim pra compartilhar aqui que a minha certidão
    de nascimento atualizada chegou hoje!
    Foi muito fácil e rápido pra eu consegui-la, graças a Deus.
    Sou de Ituiutaba, então mandei um e-mail pro cartório de lá
    solicitando a taxa da certidão e me responderam no mesmo
    dia, com a conta na qual eu tinha que depositar e o valor da taxa.
    Isso foi na terça-feira passada. No mesmo dia eu paguei e enviei
    outro e-mail com o comprovante. Na quarta já recebi um novo e-mail
    do cartório, dizendo que postariam a certidão pra mim no dia seguinte.
    Hoje, segunda-feira, chegou pra mim pelo correio. Fiquei muito feliz
    com o trabalho deles. Tem gente que paga aqueles serviços de
    despachantes pra fazer isso, mas dá pra fazer direto assim e a taxa
    fica bem menor.

    Abraços!
    Melissa

  5. Renata disse:

    as duas testemunhas que levamos para marcar o casamento devem necessariamente serem as mesmas que devemos levar no dia do casamento (padrinhos)?

    • Nara Macêdo disse:

      Oi Renata. Não, podem ser diferentes. As testemunhas do dia do agendamento são somente para garantir a intenção de vocês em se casarem, e podem ser qualquer pessoas (antigamente as próprias pessoas das filas testemunhavam umas pelas outras). Abraços, Nara

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: