Casamento Civil – Mais dicas

Boa Tarde Noivinhas,

Alguns dias atrás recebi uma mensagem de uma leitora que foi marcar o casamento civil, dando algumas dicas para vocês, e resolvi postar na íntegra:

Boa tarde Nara!!! 
Adorei seu post sobre casamento no civil! Fui hoje marcar o meu e as informações me ajudaram bastante!
Gostaria de acrescentar algumas outras informações que podem ajudar outras noivinhas:

* Pode-se marcar o casório com no máximo 105 dias e no mínimo 40 dias (para correr os proclames) de antecedência da data desejada, por exemplo: indo hoje para marcar, a data escolhida pode ser no mínimo depois de 40 dias corridos. (marcando hoje 24/09 só teriamos datas após dia 09/11)!!! Queria no sábado, mas aí veio o susto: NÃO HAVIAM MAIS VAGAS NOS SÁBADOS!!! Então se já tem uma data em mente e se for no sábado, assim que der o prazo de 105 dias corram pro cartório para marcar!!! (detalhe: só abrem vagas para casamentos de manhã durante a semana qdo os horários da tarde estão lotados) 

* Para marcar precisa-se obrigatoriamente de 2 testemunhas munidas de documentos (RG e CPF ou CNH), sem eles nada feito! (outros detalhe: me informaram lá mesmo que as testemunhas podem sim ser nossos amados paizinhos e mãezinhas!)

* Se quiserem adotar comunhão total de bens, antes de marcarem o casório, devem ir ao cartório para fazer um acordo Pré Nupcial e registrar, senão as opções são Comunhão Parcial ou Separação Total de Bens! 

* Deve-se saber o Estado (UF) de nascimento dos pais (não precisa saber a cidade, nem data de nascimento)

* Aqui em Uberlândia, você só tem a opção de acrescentar o sobrenome do noivo, e o noivo de acrescentar o da noiva após o nome de registro (parece que pode os dois ao mesmo tempo acrescentar o sobrenome um do outro). Não se pode retirar sobrenome, nem o “de” ou “da”, nem mudar a ordem dos sobrenomes.

* Valor: R$ 289,28 + R$ 5,80 por folha registrada (soube que em média são 7 folhas podendo ser mais) a serem pagos no ato da marcação.

Espero que goste e possa fazer chegar a outras noivinhas estas informações!

Bjo! Continuo seguindo seus post’s!

Algumas dicas já tínhamos passado aqui no blog, mas não custa reforçar. Casamento civil é sim bem burocrático e temos que estar com tudo certo quando chegar o dia de marcar para não ter dor de cabeça.

Obrigada à Mariane por escrever para o blog, e continuem mandando suas experiências!

Comments
4 Responses to “Casamento Civil – Mais dicas”
  1. Mariane disse:

    Adorei a credibilidade Nara! Realmente é muita burocracia, e eles não passam todas as informações por telefone (quando alguém te atende), e na correria do dia a dia fica difícil passarmos pelo cartório que funciona das 09:00 e as 17:00 se não me engano… E o que mais ajudou em minha saga foi o seu 2º post sobre casamento civil! Espero de coração estar ajudando outras noivinhas! BjoOo!

    • Nara Macêdo disse:

      OI Mariane,
      Eu quem agradeço pelo carinho em dividir sua experiência conosco.
      Fique a vontade caso tenha mais dicas, elas são sempre bem vindas!
      Abraços com carinho,
      Nara

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: