Costelinha ao Molho Barbecue

A verdade é que eu não sou nenhuma expert na cozinha (na verdade me viro muito pouco no trivial, e tenho uma séria dificuldade em fazer qualquer coisa, menos café, sem receita), e minha intenção com essa categoria no blog não é passar receitas super elaboradas, que nunca fiz mas achei interessantes, e sim dicas fáceis de cozinha, para quando vamos receber alguém em casa, ou queremos impressionar com um prato que nós mesmos fizemos. Todas as receitas já foram feitas (e refeitas) por mim,  são simples e funcionam.

A receita que vou passar para vocês hoje já fez muito sucesso aqui em casa, foi prato principal do meu aniversário do ano passado, e recebeu vários elogios (e vários pedidos de receita). Além disso, tem como ingrediente principal uma carne que meu noivo adora: COSTELINHA DE PORCO.

Vamos lá então?

Ingredientes:

  1. 2 kg de costelinha de porco;
  2. 1 colher de sopa de óleo;
  3. 2 colheres de sopa de cebola picada;
  4. 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo;
  5. 1/2 xícara de chá de vinagre branco;
  6. 2 colheres de sopa de molho inglês;
  7. 2 xícaras de ketchup;
  8. 1 folha de louro;
  9. 1 colher de sopa de chili em pó;
  10. 1/3 xícara de água;
  11. sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

  • Espalhe sal por toda carna e coloque por 5 minutos em uma panela com água fervendo;
  • Retire a costelinha, coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno em fogo baixo por 40 minutos;
  • Enquanto a costelinha cozinha no forno, prepare o MOLHO BARBECUE: em uma panela refogue a cebola no óleo (não precisa deixar dourar), acrescente o açúcar mascavo e o vinagre, dissolvendo todo o açúcar (vai formar alguns gominhos, mas é só mexer um pouco que eles se dissolvem). Em seguida acrescente o molho inglês, o ketchup, a folha de louro, o chili (como não encontrei no supermercado quando fui fazer a receita pela primeira vez, não coloquei. Desde então faço sem o chili, e fica muito bom mesmo assim) e a água, mexa até ficar uniforme, e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 a 15 minutos, até que o molho engrosse (fica na consistência de ketchup mesmo). Apague o fogo e acrescente sal e pimenta a gosto (pessoalmente coloco só uma pitada de cada). Em seguida coe o molho (vai remover os pedacinhos da cebola e a folha de louro) e reserve.
  • Após 40 minutos no forno retire o papel alumínio da carne, e volte para o forno por 5 minutos (sim, só 5 minutos mesmo).
  • Retire novamente e acrescente o molho barbecue, espalhando por toda a carne, volte ao forno por mais 5 minutos;
  • Retire novamente e repita a operação de aplicar o molho e voltar ao forno (repita essa fase por aproximadamente 3 vezes, isso vai fazer com que o molho crie uma casquinha DELICIOSA por cima da carne, e faz toda a diferença).

Pronto, é só servir. A carne fica bem maciinha, quase desmanchando. Um arrozinho branco, batatas fritas, cebolinhas empanadas combinam muito bem com esse prato.

Espero que gostem, e se fizerem a receita, me contem por aqui como foi.

costela-ao-barbecure-ok

Deixe seu comentário!!! Será um prazer receber seu feedback de nossos posts! O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS POSTS E O CONTEÚDO DESTES É TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR DOS MESMOS!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: